03/01/2016

Fabiola Gianotti se torna a primeira mulher a dirigir o CERN - Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear

Foto de Arts Eletronica

Desde 1 de Janeiro Fabiola Gianotti é Directora Geral da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo desde que a organização foi fundada em 1954.

Gianotti anteriormente chefiou uma equipe de 3000 pessoas sobre o "Experimento ATLAS", levando à descoberta do bóson de Higgs em 2012. 

Gianotti também é membro do Conselho Consultivo da Secretária Geral Científica das Nações Unidas, e foi homenageada  na revista Time 1000 100 e Forbes "Top 100 Mulheres Mais Influentes".

Falando a jornalistas, Gianotti explicou que ela, pessoalmente, não sofreu preconceito de gênero, enquanto trabalhava em sua área, mas que ela sabe que não é o caso para alguns de seus colegas:

"Em geral, eu acho que a mentalidade está mudando e as pessoas estão cada vez mais reconhecendo que o que eles estão procurando é a excelência na ciência, na habilidade gerencial, etc"

"Eu não sinto que fui tratada de forma diferente porque eu era uma mulher. Mas eu também tenho que dizer que algumas das minhas colegas tinha uma vida mais difícil. ... Algumas outras sofreram um pouco e tiveram de enfrentar alguns obstáculos e algumas dificuldades".

"Estou muito honrada pelo papel, não tanto porque eu sou uma mulher, mas porque eu sou uma cientista, e ter a honra e o privilégio de liderar, talvez, o mais importante laboratório no mundo em nosso campo é um grande desafio. Eu farei o meu melhor".


Por Jamey Keaten
Publicado em Phys