O Catálogo Taxonômico da Fauna Brasileira confirma a maior biodiversidade do planeta. Resultado de esforço conjunto entre MMA e MCTI, o estudo enumera 116 mil animais nativos – 9% do total mundial
Uma lista com a enumeração de todas as espécies conhecidas da fauna nativa do Brasil está disponível, pela primeira vez, e comprova que o País possui a maior biodiversidade do planeta. Lançado na última segunda-feira (21), o primeiro Catálogo Taxonômico da Fauna Brasileira resulta do esforço conjunto dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O estudo lista as mais de 116 mil espécies de animais encontradas em território nacional, o que representa 9% da fauna mundial. Ao todo, 500 cientistas de diversos países catalogaram 28 ramos de categorias de seres vivos em um processo que durou mais de dois anos para construção do sistema e levantamento e organização dos dados.
Trata-se de uma ferramenta online com enfoque acadêmico e que dispõe de uma área destinada à consulta pública. Essa iniciativa se alinha ao Portal da Biodiversidade, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e ao Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr, coordenado pelo MCTI), a partir do qual o catálogo também poderá ser acessado.
Nas fases subsequentes do projeto, a relação será revisada e ampliada com informações sobre as sinonímias, distribuição, hábitats e outros dados relacionados à ecologia de cada espécie, além de imagens e ferramentas para identificação das linhagens.
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) estão entre as instituições que apoiaram a pesquisa nesta etapa.
Publicado por FAPEAM