05/01/2016

Médicos usam Google CardBoard para salvar uma garotinha




Aos quatro meses de idade, Teegan Lexcen nasceu em Minnesota com um coração pequeno, malformado, sem o pulmão esquerdo e com poucas chances de ver o seu primeiro natal. Agora ele está se recuperando após a cirurgia de coração realizada no Nicklaus Hospital Infantil em Miami, onde uma equipe de médicos utilizou um smartphone, óculos de realidade virtual Google CardBoard e um fone de ouvido para examinar o peito de Teegan e salvar sua vida.

Dr. Burke Redmond foi capaz de salvar a vida dela e ele credita seu sucesso em grande parte às capacidades de imagem médicas fornecidas pela realidade virtual usando um Google CardBoard.
"Os cirurgiões precisam ser capazes de visualizar todo o procedimento antes de entrar na sala de cirurgia", disse Burke.  Outras equipes repassaram o caso de ​​Teegan porque eles continuaram correndo ao tentar realizar o procedimento".

Burke diz que ele e sua equipe começaram a procurar soluções criativas para resolver o caso. Essas soluções foram descobertas após um dos membros da sua equipe carregou os ultrassons do peito da garota para o aplicativo Sketchfab e visualizaram no Google CardBoard.

"Dr. Juan- Carlos Muniz que dirige o nosso programa de MRI veio a mim duas semanas antes da cirurgia e me entregou um pedaço de papelão com um smartphone nele", disse Burke . "Eu olhei para dentro e apenas inclinando minha cabeça eu podia ver o coração da paciente. Eu poderia ligá-lo. Eu podia manipulá-lo. Eu podia vê-lo como se eu estivesse na sala de cirurgia".



Modelo de tomografia computadorizada semelhante ao utilizado pelo Dr Burke

O primeiro problema para Burke resolver era saber a necessidade de uma incisão central. "Com a Realidade Virtual eu podia vê-la da parede torácica, bem como o seu coração. De lá, eu podia ver que a incisão padrão seria ótima. Bem ali, o primeiro grande obstáculo foi ultrapassado", disse Burke.
Usando a ferramenta, Burke foi capaz de converter o caso de Lexcen de um procedimento inoperante em uma cirurgia bem planejada com uma grande chance de sucesso.

"Eu não gostaria de voltar atrás e repensar o que poderia ter acontecido, mas vou dizer que esta tecnologia nos permitiu realizar a operação mais rápida e com muito menos trauma para o paciente", disse Burke.

Após este procedimento, Burke diz que seu próximo projeto é aumentar a consciência para a utilização da tecnologia nas práticas médicas. "Em todos os setores, há inovadores e pioneiros", disse ele. "Queremos chegar aos desenvolvedores e conectar as pessoas com as idéias para as pessoas que executam as operações e os fabricantes que fazem o equipamento".


Quando perguntado se ele acredita VR representa o futuro da medicina sua resposta foi enfática: "É só uma questão de tempo", disse ele. 


Por Joe Durbin
Publicado em UploadVR