18/02/2016

Em breve estes mini-cérebros cultivados em laboratório poderão substituir os testes em animais


Pesquisadores dos EUA desenvolveram em laboratório minúsculos e parcialmente funcionais 'mini-cérebros', cultivadas a partir de células humanas. Estas pequenas réplicas não só darão aos cientistas uma melhor maneira de testar drogas como também poderiam ajudar a salvar um grande número de animais que passam por testes experimentais.

Os números oficiais sugerem que mais de 800.000 animais são usados ​​em experimentos de cada ano nos EUA, sem contar os animais utilizados na área agrícola e nem os 100 milhões de camundongos e ratos também utilizados em testes anualmente. Se estes mini-cérebros - que são esperados para entrar em produção em 2016 - poderiam substituir até mesmo uma fração desses números, é uma vitória para os animais, e deve produzir melhores resultados para os cientistas.

"Noventa e cinco por cento dos medicamentos que parecem promissores, quando testado em modelos animais falham uma vez que eles são testados em seres humanos com grande perda de tempo e dinheiro", disse o toxicologista Thomas Hartung da Universidade Johns Hopkins. 

Hartung e seus colaboradores criaram os cérebros utilizando células estaminais pluripotentes induzidas (IPSCs) - células adultas geneticamente reprogramadas para um estado tipo célula estaminal embrionária, que são então estimuladas para crescer em células de cérebro.

As células originais foram retiradas de humanos adultos saudáveis, mas os pesquisadores dizem que a mesma abordagem poderia ser usada com células de pessoas com certas características genéticas ou doenças para fins de estudo farmacêutica especializada.

Os pesquisadores dizem que uma vez em que os mini-cérebros cresceram, eles poderiam ajudar os cientistas a estudar uma grande variedade de condições, incluindo a doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, autismo, infecções virais, trauma e acidente vascular cerebral.

Embora a ideia em si é bastante surpreendente, não é a primeira vez que vimos esse conceito. No ano passado, cientistas da Universidade de Brown revelaram um modelo de mini-cérebro muito semelhante.

Mas os pesquisadores de Johns Hopkins dizem que sua própria técnica - que está em processo de ser patenteado - vai em breve entrar em produção comercial.

Fonte: Science Alert
Imagem: Thomas Hartung / Johns Hopkins