07/02/2016

Italianos desenvolvem torre que coleta água potável a partir do ar

Com pouco mais de 10 metros de altura, um projeto desenvolvido na Itália promete ajudar a reduzir um problema que afeta mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo: a escassez de água. A torre, criada pelo arquiteto e designer Arturo Vittori, tem a capacidade de coletar água potável a partir do ar, ampliando o acesso de comunidades que sofrem com a falta de chuvas.
Batizada de WarkaWater, a estrutura tem o objetivo de auxiliar áreas rurais da Etiópia, na África, que não têm água limpa disponível. Por dia, é possível coletar cerca de 100 litros, por meio de um tecido especial que fica em seu interior. Cada unidade custa aproximadamente US$ 500.
O projeto pesa pouco mais de 90 kg e é composto por cinco módulos constituídos de bambu e plástico. A montagem pode ser feita em qualquer lugar, sem precisar de equipamentos elétricos, andaimes ou pessoas especializadas. Todos os materiais utilizados na construção são recicláveis e biodegradáveis.
O formato de cone, além de aumentar a estabilidade, facilita o transporte e o armazenamento da torre. Em seu topo, há também uma espécie de “coroa”, desenvolvida para espantar pássaros e manter a água coletada sempre protegida.
A notícia dá esperança para as mais de 2 bilhões pessoas que sofrem com a escassez de água tratada em todo o mundo, segundo dados do relatório da Unicef e da World Health Organization. Só no Brasil, segundo pesquisa da Funasa e do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento Básico, mais de 40 milhões de pessoas não têm acesso à água adequada para beber.

Por Natasha Meyer em POP