26/12/2015

China lança satélite que detecta matéria escura

Foto: Jin Liwang/Xinhua/eyevine

China lança seu satélite Dark Matter Particle Explorer, no que é apenas a primeira das cinco missões de ciência espacial do país

O Dark Matter Particles Explorer (DAMPE) foi lançado com sucesso e agora está vagando sobre o cosmos em uma órbita sincronizada com o Sol ao redor da Terra. O DAMPE é encarregado de estudar partículas de alta energia e raios y para aprender mais sobre a matéria escura do universo, a misteriosa substância que compõe uma grande parte do nosso cosmos, mas não interage com o espectro eletromagnético.

O satélite foi lançado a partir de uma província no noroeste da China, impulsionado para o espaço por um foguete Long March 2D.

Apelidado de "Wukong" ou "Macaco Rei", o satélite é equipado com quatro sensores, que inclui um calorímetro BGO, um rastreador de silício-tungstênio, um detector de nêutrons, e um detector cintilador plástico. Todos esses sensores trabalham no sentido de capturar partículas de alta energia para rastreá-las de volta às suas origens. Estes quatro sensores são projetados para poder detectar ambos os fótons e elétrons em uma resolução muito maior do que o Espectrômetro Magnético Alpha (AMS) na Estação Espacial Internacional.

Veja o vídeo do lançamento:

Publicado no Futurism