24/12/2015

Os cientistas podem ler a mente de uma mosca?


Uma nova tecnologia criada por neurocientistas da Universidade Northwestern, tem permitido aos pesquisadores lerem a mente de moscas.

A ferramenta faz com que os cérebros das moscas acendam quando seus neurônios se comunicam sobre as experiências sensoriais como, por exemplo, quando eles cheiram bananas. Tal avanço poderia ajudar a fornecer insights sobre os processos computacionais que ocorrem em cérebros humanos.

O que faz uma mosca pensar?
No estudo, o qual foi publicado na Nature Communications, os pesquisadores trabalharam com Drosophila melanogaster, um modelo animal comumente utilizado para estudar o cérebro e como ele se comunica. Eles modificaram algumas das conexões neurais das moscas, para que quando o sentido do olfato, seu sistema visual, ou seu ativado sistema termo sensorial que são os caminhos que apresentam fluorescência.

O resultado se deu através da modificação dos genomas das moscas com um gene a partir de medusa que expressa a proteína verde fluorescente. Esta molécula de incandescência foi dividida ao meio e colocados em partes separadas através das sinapses, ou o momento de comunicação entre neurônios. Quando os neurônios tornam-se ativos e se comunicam com os outros, as duas metades se juntam, se iluminam e permanecem assim por até três horas.

Foram modificadas as proteínas fluorescentes para aparecer verde, amarelo ou azul para ajudar a diferenciar áreas sensoriais, e, em seguida, as moscas foram expostas a experiências sensoriais, como o calor, luz ou cheiro. Mais tarde, usando um microscópio, as marcas fluorescentes revelaram que as conexões neurais tinham sido ativadas durante a experiência sensorial.

"Grande parte da computação do cérebro acontece no nível das sinapses, onde os neurônios estão conversando entre si", disse Marco Gallio, que liderou o estudo. "Nossa técnica nos dá uma janela de oportunidade para ver qual sinapse esta envolvida na comunicação durante um determinado comportamento ou experiência sensorial. É um rótulo de retrospectiva única."

Por exemplo, examinando a fluorescência, os pesquisadores foram capazes de dizer se uma mosca tinha sido exposta ao calor ou frio durante 10 minutos até uma hora depois do ocorrido. Eles também poderiam ver a diferença entre as vias que iluminavam para cheiro de uma banana contra o perfume de jasmim.

"Nossos resultados mostram que podemos detectar um padrão específico de atividade entre os neurônios no cérebro, gravando trocas instantâneas entre eles como sinais persistentes, que podem posteriormente serem visualizados com um microscópio", disse Gálio.

Ou em outras palavras: eles podem "ler" o que uma mosca fez vendo os seus cérebros horas depois.

Por Susanna Pilny

Publicado no redOrbit