24/12/2015

Conheça Vincent, o gato que ganhou próteses de titânio

Foto: Christopher Gannon/Iowa State University

Vincent é um gato de 3 anos de idade que foi encontrado ainda filhote sem as patas traseiras. Mas agora ele tem uma nova maneira de se locomover, graças às patas traseiras feitas de liga de titânio recebidas na Universidade do Estado de Iowa. Pesquisadores da universidade construíram um par de patas para o gato utilizando modelagem de uma impressora 3D.

"Eu prevejo que ele estará pulando e fazendo coisas normais de gato muito em breve", Dra. Mary Sarah Bergh, a cirurgiã que inseriu as pernas protéticas de Vincent e tem supervisionado a sua reabilitação.

Bergh é professora associada de cirurgia ortopédica no Departamento de Ciências Clínicas Veterinárias. Ela estima que apenas uma dúzia de animais do mundo receberam esse tipo de próteses que Vincent tem agora. Infelizmente, isso tende a tornar as coisas mais difíceis em Vincent. Uma vez que há tão poucos dados disponíveis, não foi fácil para ensiná-lo em sua recuperação.

Mas no geral, a recuperação de Vincent mostra o progresso notável, e é uma prova da inovação da medicina veterinária e da dedicação e amor de seu dono.

Bergh primeiro tentou fisioterapia com Vincent, mas logo percebeu que a endoprotese representou a melhor chance de uma vida normal para o gato. Seus implantes necessitam de cuidados especiais, tais como um spray antibiótico diariamente para evitar infecções.


Uma empresa ortopedia veterinária chamada BioMedtrix tem doado tempo e materiais para o projeto. Os implantes são de titânio que permitem que os ossos cresçam sobre elas. Vincent terá tratamentos adicionais para alongar gradualmente as próteses, de modo que, um dia, eles vão ser tão longo como membros posteriores de um gato normal. Nesse ponto, ele deve ser capaz de se locomover com pouca dificuldade mesmo quando tentar saltar.


Publicado no Futurism