27/12/2015

Espuma injetável pode reparar ossos em degeneração

Foto: Universidade de Nantes, adaptado por Bruno Silva.

Pesquisadores da França desenvolveram um tipo especial de espuma injetável que pode ser uma ajuda significativa na reparação de ossos danificados por doenças degenerativas como a osteoporose. Enquanto cimento de fosfato de cálcio (PCC) tem sido utilizado na reparação óssea por muitos anos, esta nova fórmula é muito mais adequada para ser utilizada com ossos mais velhos e mais frágeis.
A nova mistura CPC é macroporosa ao invés de microporosa, onde os buracos maiores reforçam o osso em um tempo mais curto. Como pode ser aplicada através de uma seringa, que significa o mínimo de desconforto para o paciente ao invés de uma operação.
"Nossa abordagem é simples e nos dá muitos bons resultados em termos de propriedades mecânicas e estruturas macroporosas" afirma o pesquisador Pierre Weiss, da Universidade de Nantes. "Nós pensamos que este poderia ser um bom biomaterial, talvez com moléculas ativas, para agir contra a osteoporose localizada. Precisamos determinar a prova de conceito em modelos animais".
O ingrediente mágico é um hidrogel especial que funciona como um agente espumante e cria bolhas de ar dentro da mistura original. Quando o hidrogel é misturada rapidamente com o CPC de base, resulta em uma nova espuma que pode ser útil para a reparação de tecido flexível e esponjoso que degenera tipicamente nos corpos de doentes de osteoporose.
Com base em testes efetuados em coelhos, a espuma faz com que o novo osso forme folhas e sem efeitos tóxicos sobre o corpo. Mas serão necessários mais testes antes que a substância seja utilizada em seres humanos.

Por David Nield

Publicado no ScienceAlert