28/07/2016

Cinusp explora ambiguidade entre realidade e imaginação em nova mostra de filmes

Dezesseis obras de fantasia estarão em exibição diariamente entre 25 de julho e 14 de agosto, na Cidade Universitária e no Centro Universitário Maria Antonia




Por Diego C. Smirne/Jornal da USP. O Cinema da USP (Cinusp) traz, a partir do dia 25 de julho, segunda-feira, a mostra Fantasia – Entre o Real e o Imaginário, com uma variada seleção de filmes que abordam os limites e intersecções entre a realidade e a imaginação. As exibições ocorrem até o dia 14 de agosto.

A escolha dos filmes foi feita pelos programadores do Cinusp Thiago Oliveira e Rena Zoé. De acordo com Oliveira, ambos fizeram um debate sobre uma relação de filmes que trabalham no meio-termo entre o que é real e o que é imaginário. “Nós nos baseamos em filmes que apresentam ambiguidade na história, isto é, não deixam claro se as imagens que vemos são fruto da imaginação infantil, por exemplo, ou se realmente existem no universo do filme.”

Além disso, a mostra também convida o espectador a, de fato, exercitar sua imaginação, como acontece no filme espanhol Finisterrae, em que os protagonistas são dois fantasmas, representados pela tradicional imagem de pessoas cobertas por lençóis brancos, numa jornada para sair do limbo em que vagam eternamente. Já o filme português Branca de Neve apresenta os personagens dessa conhecida história em diálogos profundos e densos, mas de maneira inusitada: o filme não tem imagens. “É basicamente uma tela preta, e temos que imaginar os personagens que ouvimos conversando.”

Menos ousados que Branca de Neve, mas também aplicando técnicas inovadoras, são também Alice e A Bela e a Fera – o primeiro, do diretor checo Jan Švankmajer e o segundo, do francês Jean Cocteau, que usam estéticas surrealistas e sombrias para dar uma nova imagem aos clássicos.

A mostra reúne filmes menos conhecidos, grandes clássicos do cinema e alguns sucessos populares, como O Mágico de Oz, História Sem Fim, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, de Tim Burton, e Matilda, um filme que trata justamente do valor da imaginação e da leitura – um dos grandes motores imaginativos – na vida de uma criança. Há também filmes premiados, como O Balão Vermelho, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, e O Labirinto do Fauno, que ganhou três Oscar. Thiago Oliveira destaca também o filme A Lenda da Fortaleza de Suram, que conta uma antiga lenda da Geórgia e, assim como O Labirinto do Fauno, possui um pano de fundo político, tendo sido dedicado aos soldados que morreram pelo país.

Fantasia – Entre o Real e o Imaginário conta com um único filme nacional, Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme. Para destacá-lo, Oliveira diz que o Cinusp pretende trazer o diretor, Cao Hamburger, para um debate. “Ainda não temos a confirmação da vinda dele, mas estamos tentando. Além disso, para todos os outros filmes, eu e o Rena fazemos uma apresentação antes da exibição”, explica.

Os filmes serão exibidos em sessões diárias das 16h às 20h, com entrada gratuita, no Cinusp Paulo Emílio (rua do Anfiteatro, 181, Colmeia, Favo 4, Cidade Universitária, em São Paulo) e no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP (rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, em São Paulo). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3541 e no site www.usp.br/cinusp, onde está disponível a programação completa da mostra.

Foto: Divulgação-Cinusp