07/07/2016

Menino encontra na Argentina fósseis que podem ter 500 mil anos


Martín Landini, um menino de 4 anos, encontrou nesta terça-feira (5) em uma praia perto da cidade de Mar del Plata, província central de Buenos Aires,  na Argentina, fósseis que podem ter mais de 500 mil anos, segundo os primeiros cálculos dos pesquisadores de um dos museus da região.

O fato foi confirmado pelo perfil oficial no Facebook do Museu de Ciências Naturais Lorenzo Scaglia, ligado ao município de Mar del Plata, onde receberam o comunicado da descoberta.

A mãe do menino, Inés Cordero, disse que Martín e seu pai, Luis, saíram esta manhã em uma de suas habituais "escapadas paleontológicas" na busca de fósseis, que são abundantes no litoral de Mar del Plata, e avisaram aos paleontólogos do museu quando encontraram tantos ossos.

"Geralmente saímos em família para buscar alguns destroços. Os meninos são os que sabem mais", afirmou Inés, explicando que o interesse por esta ciência de Martín e seu irmão Nicolás, de 8 anos, nasceu a partir de um curso de paleontologia oferecido pelo museu.

Os pais se surpreenderam com a descoberta do menino, embora não tenha sido a primeira vez que encontraram restos de fósseis na região. Segundo Inés Cordero, o procedimento sempre é o mesmo: se encontrar algo interessante, enviar uma foto para o museu e deixar o "tesouro" intacto.

Após a chamada de Martín, cientistas do Lorenzo Scaglia foram para o local e levaram para o museu os fósseis que ficarão à disposição do especialista Matías Taglioretti, que irá preparar e investigar, com a finalidade, entre outras, calcular a idade exata dos fósseis.

"É uma descoberta paleontológica de muita importância científica", afirmou o museu através de um comunicado.

Fonte: EFE
Foto: Reprodução/Facebook/Museo Municipal de Ciencias Naturales Lorenzo Scaglia