26/09/2016

Células-tronco do fluxo menstrual podem inibir câncer, diz estudo

De acordo com um estudo publicado na revista científica Oncotarget, o fluxo menstrual contém células-tronco que apresentam propriedades antitumorais e que poderiam ser usadas para que as terapias atuais contra a doença sejam melhoradas.
Pesquisadores da Universidades dos Andes chegaram à conclusão de que os exossomas inseridos no fluxo menstrual inibem a propagação de tumores cancerígenos. Exossomas são pequenas vesículas secretadas por vários tipos de células, encarregadas da comunicação intercelular.
O exossomas do fluxo menstrual “são capazes de inibir a formação de vasos sanguíneos”, disse Francisca Alcayaga, uma das cientistas que participou da pesquisa realizada pelo projeto Cells for Cells da universidade chilena. A cientista disse que com a presença dos exossomas do fluxo menstrual, “o crescimento do tumor é mais lento, por isso vamos continuar a pesquisa e ver a atividade complementar destes exossomas com as terapias convencionais que existem hoje”
Assim se corta a rota do tumor, que cria vasos sanguíneos para poder se nutrir e se oxigenar, para que consiga continuar crescendo, é o que diz o estudo.
Estudos preliminares constataram que o câncer de próstata é um dos que mais facilmente reagem à presença dos exossomos.
O passo seguinte do estudo é combinar a quimioterapia com um tratamento que tenha a descoberta, para comprovar a real efetividade e a partir disso chegar a um sistema em que os exossomas possam ser distribuídos em casos de metástase, pois nos testes eles foram injetados em cada um dos tumores.
Links para leitura sobre o assunto:
Fonte: Hora Brasil