Foi divulgado em 23 de agosto, no periódico Radiology, uma publicação da
Radiological Society of North America (RSNA), resultados obtidos em estudo que
inclui 45 exames de ultrassonografias de bebês contaminados pelo Zika vírus
(ZIKV) durante a gestação.
As imagens, também publicadas no New York Times e em outros
meios de comunicação estrangeiros, tiveram grande destaque e impressionam
porque mostram que o vírus pode causar, além da microcefalia, sérios danos a
partes diferentes do cérebro.
A médica Fernanda Tovar-Moll, do Instituto D’Or
de Pesquisa e Ensino (Idor) – que recebe apoio da FAPERJ – e da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é uma das autoras da pesquisa.
A pesquisa
revela que o Zika vírus causa danos em áreas do cérebro que continuam se
desenvolvendo após o nascimento da criança, indicando que bebês nascidos sem
comprometimento óbvio podem vir a ter problemas conforme crescem, ou seja: o
vírus pode continuar afetando o desenvolvimento do cérebro.
O estudo, apresentado
como special report pelo
periódico Radiology, é
assinado por diversos pesquisadores, brasileiros e estrangeiros. Conduzido por
Fernanda Tovar-Moll, o estudo contou com a colaboração de Patricia Soares de
Oliveira-Szejnfeld, Deborah Levine, Adriana Suely de Oliveira Melo, Melania
Maria Ramos Amorim, Alba Gean M. Batista, Leila Chimelli, Amilcar Tanuri,
Renato Santana Aguiar, Gustavo Malinger, Renato Ximenes, Richard Robertson e
Jacob Szejnfeld.
No final de 2015, a FAPERJ
lançou o programa Pesquisa
em Zika, Chikungunya e Dengue no Estado do Rio de Janeiro, que
apoia pesquisadores que fazem parte de seis redes de estudo de diferentes
aspectos das doenças transmitidas pelo Aedes
aegypti. Coordenador geral de Pesquisa do Instituto D’Or,
Stevens Kastrup Rehen é vice-coordenador da Rede 2, que, entre outras linhas de
pesquisa, investiga mecanismos celulares de microcefalia associada à infecção
pelo Zika vírus. Os recursos alocados para financiamento do edital são da ordem
de R$ 10 milhões.
Confira o artigo publicado no periódico Radiology:
Fonte; FAPERJ