Após concluir o curso superior, é na pós-graduação que os interessados em seguir a carreira acadêmica continuam sua formação. Embora alguns ingressantes já tenham desenvolvido pesquisas na iniciação científica, alguns conceitos, estruturas, procedimentos e normas só são conhecidos depois – uma grande quantidade de informações que pode confundir quem chega na pós-graduação da USP.
Pensando no aluno que acaba de chegar nesta etapa da vida acadêmica, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação produziu 17 aulas em vídeo que apresentam toda a estrutura de orientação e serviços que a Universidade oferece aos pesquisadores, além de temas como ética em pesquisa, escrita científica, internacionalização, avaliação da Capes e plágio. O curso pode ser acessado gratuitamente por qualquer interessado neste link.
A USP é a maior formadora de pós-graduandos do país. Até hoje, a Universidade titulou 77.813 mestres e 50.388 doutores. Atualmente, a pós-graduação da USP conta com 265 programas em todas as áreas do conhecimento, envolvendo 25.830 alunos e 7.063 orientadores. “Devemos sempre lembrar que o objetivo principal da pós-graduação da USP é formar recursos humanos de excelência para o país”, destaca o professor Carlos Gilberto Carlotti Jr, pró-reitor de Pós-Graduação, na primeira aula do curso.
Como funciona?
Durante o curso de mestrado ou de doutorado, o aluno deverá realizar disciplinas e desenvolver seu projeto de Dissertação ou Tese. O título de Mestre ou de Doutor é obtido após cumprimento das exigências do curso, incluindo a defesa da Dissertação ou da Tese, respectivamente. O prazo para o mestrado varia de 24 a 48 meses e para o doutorado de 36 a 60 meses, o Doutorado Direto pode ser concluído em até 72 meses, dependendo do programa e/ou do curso.
A administração das atividades da pós-graduação é realizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, que é responsável também pelo desenvolvimento de projetos definidos pelo conselho. Dentro das unidades, a administração de todos os programas é feita pela Comissão de Pós-Graduação que é responsável por receber o depósito de teses e dissertações e pela escolha das bancas avaliadoras. Cada programa é administrado por uma Comissão Coordenadora formada por alunos e representantes discentes e é o órgão administrativo mais próximo aos alunos.
Todos os cursos de pós-graduação da USP stricto sensu (mestrado e doutorado) são gratuitos. Não há taxa de matrícula ou mensalidade para nenhum aluno, seja ele brasileiro ou estrangeiro. Porém, os programas podem estabelecer uma taxa para o processo seletivo, limitada a R$ 150.
O processo de inscrição na pós-graduação varia conforme cada programa. A lista de programas de pós-graduação da USP pode ser acessada neste link.
Leia mais em Jornal da USP.