21/08/2016

Inteligência da mulher faz o marido feliz e saudável, diz estudo.


Inteligência da mulher faz o marido feliz e saudável, diz estudo.

A beleza pode ser “fundamental”, como dizia o poeta, mas é a inteligência da mulher que vai garantir a saúde mental do marido na velhice. Pelo menos é o que diz um estudo da Universidade de Aberdeen, na Escócia, divulgado nesta quarta-feira (3).
Segundo o professor Lawrence Whally, de Aberdeen, a mulher inteligente, que tem QI maior que o do marido, vai fazê-lo mais feliz a longo prazo. O resultado da pesquisa não deixou dúvidas: homens casados com mulheres inteligentes não são somente mais felizes, como têm vidas mais longas e saudáveis, podendo evitar o Mal de Alzheimer e outras doenças mentais associadas à velhice.
Outras pesquisas científicas já haviam demonstrando os efeitos benéficos das palavras cruzadas, da leitura e das visitas aos museus contra a demência geriátrica. Mas, segundo o professor Whally, “nunca dizemos aos meninos, que querem ter uma vida longa, que eles devem se casar com as meninas mais inteligentes. Uma pena! Pois a inteligência da companheira é a melhor garantia contra a degeneração mental do marido”.
Fatores de risco podem aparecer na infância
O pesquisador considera ainda outros fatores que propiciam o aparecimento da demência na velhice, como a perda de um parente próximo nos primeiros anos de vida. “Os estudos demonstram que a morte da mãe antes da idade de cinco anos é um fator de risco importante. Em contrapartida, o amor e o apoio parental durante a infância, passar muitos anos na escola, crescendo num ambiente favorável, são as melhores maneiras de garantir uma saúde mental eterna”. O estudo da Universidade de Aberdeen não abordou, porém, o risco à saúde mental das mulheres inteligentes quando casadas com uma “toupeira”, que passa o fim de semana deitado no sofá assistindo ao futebol na televisão. 
Fonte:RFI