17/02/2016

Botânicos e historiadores do Brasil e da França se reunirão no Rio


O Museu Nacional de História Natural de Paris (MNHN) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) promovem, de 1 a 3 de março de 2016, o I Seminário Franco-brasileiro de Botânica e História. Aberto ao público e voltado para pesquisadores, professores e estudantes, o evento celebra os 200 anos da chegada do naturalista francês Auguste de Saint Hilaire ao Brasil. O seminário faz parte das ações do programa Reflora: uma iniciativa do CNPq coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Cientistas dos dois países abordarão desde o contexto político, social e científico do século XIX, quando Saint Hilaire e outros estrangeiros viajaram pelo País coletando e estudando a flora e a fauna brasileiras, até a tecnologia do século XXI aplicada à pesquisa botânica. A coordenação do Seminário está a cargo de Rafaela Campostrini Forzza (JBRJ) e Marc Pignal (MNHN).

No primeiro dia do evento, após a abertura, o MNHN fará a entrega do fac-símile do Herbário da Princesa Isabel do Brasil, coletado na região de Itatiaia com Glaziou, ao Museu Nacional, que será representado pela pesquisadora Luci de Senna Valle. Palestras sobre fungos micorrízicos e sua relação com as orquídeas e sobre o conceito de “arquitetura de plantas” (plant architecture) estão na programação da tarde.

O segundo dia será dedicado à apresentação e demonstração da plataforma Xper3 para a construção de chaves de identificação interativas e suas aplicações para a botânica. No período da tarde, os participantes terão a oportunidade de participar de uma oficina prática de uso do Xper. Em 2016 estamos comemorando os 200 anos da vinda do naturalista A. Saint Hilaire ao Brasil, assim no último dia, 3 de março, a programação da manhã será toda voltada para o estudo da botânica na época de sua chegada ao Império nos trópicos. À tarde, especialistas falam sobre os sistemas brasileiro (SiBBr) e francês (ReColNat) de infraestrutura de dados sobre biodiversidade.

O objetivo do Reflora é resgatar, digitalizar e disponibilizar, online e em alta resolução, imagens e informações das amostras da flora brasileira, coletadas desde o século XVIII, que estão em herbários estrangeiros, bem como reunir em uma mesma plataforma as amostras digitalizadas dos herbários nacionais. Iniciada em 2010, a rede do Reflora conta atualmente com a parceria de 22 herbários do Brasil e sete do exterior, entre eles o MNHN de Paris.

Programação:

I SEMINÁRIO FRANCO-BRASILEIRO BOTÂNICA E HISTÓRIA

1-3 MARÇO 2016

JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

Auditório Graziela Barroso – Escola Nacional de Botânica Tropical, Solar da Imperatriz,

Rua Pacheco Leão 2040, Horto

A programação completa está disponível aqui.

Fonte: Jornal da Ciência
Imagem: Designed by Freepik