20/02/2016

Novo teste de saliva pode detectar o câncer em apenas 10 minutos

Cientistas da Universidade da Califórnia afirmam ter desenvolvido uma nova técnica para detectar câncer em uma única gota de saliva de uma pessoa. Embora o método ainda esteja sendo testado na China, a equipe por trás do novo teste de espera para vê-lo lançado na Europa antes do final década.

Se implementado com êxito, a nova tecnologia poderia substituir exames de sangue como os principais meios de detecção de câncer, no qual demora alguns dias para sair o resultado. O teste de saliva poderia, portanto, economizar tempo e permitir que os médicos detectem e tratem o câncer mais cedo  possível.

Apresentando o novo método na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, Professor David Wong explicou que "a detecção precoce é fundamental" quando se trata de câncer.

O teste de saliva deverá custar cerca de $ 22 dólares, e poderá ser realizado em farmácias, em escritórios ou mesmo por médicos nas casas dos pacientes. Além disso, Wong afirma que uma vez que o método for aperfeiçoado, que pode ser usado para detectar vários tipos de câncer num único teste, enquanto que, no presente, diferentes tipos de câncer requerem um diferente processo de triagem .

Fonte: The Web
Imagem Freepik