17/04/2016

Astrônomos descobriram uma galáxia que orbita na Via Láctea


A galáxia anã recém-descoberta foi batizada de Crater 2, está localizada cerca de 400.000 anos-luz de distância e já ganhou o título da quarta maior galáxia conhecida circulando na Via Láctea.

Então como é que uma galáxia tão grande ficar escondida por tanto tempo? Crater 2 sempre esteve lá, em silêncio circulando na nossa galáxia. Mas suas estrelas são tão difusas que são incrivelmente escuras e por conta disso, ela foi ofuscada por outras galáxias mais brilhantes.

"Esta é certamente uma descoberta muito rara", o pesquisador-chefe Vasily Belokurov da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, disse ao The Huffington Post . "Uma galáxia como Crater 2 é uma espécie de objeto invisível."

Até onde sabemos, a Via Láctea é orbitada por 49 outras galáxias, mas esta pesquisa sugere que talvez haja outras galáxias escuras que permaneceram ocultos por causa de sua aparência escura.

Crater 2 foi detectada pela primeira vez em janeiro, quando astrônomos usaram um algoritmo de computador para estudar as imagens tiradas pelo Very Large Telescope no Chile e em seguida, identificou regiões onde pode haver concentração de estrelas - um desses agrupamentos acabou sendo a descoberta de Crater 2.


Fonte: Fiona Macdonald/Science Alert
Foto: Vasily Belokurov