15/04/2016

Maconha não causa ansiedade e depressão, diz estudo



Maconha não aumenta o risco de desenvolver ansiedade ou depressão, diz um novo estudo.
Há muito debate sobre a ligação potencial da droga com os problemas de saúde mental.
Um grande estudo realizado no ano passado constatou que um em cada quatro novos casos de condições psicóticas como a esquizofrenia poderia ser o resultado direto de fumar extra-fortes variedades de cannabis, conhecida como skunk.

Mas um estudo realizado por cientistas da Universidade de Columbia, com base em 35.000 adultos americanos, não encontrou nenhuma ligação entre maconha e ansiedade e depressão.
Os pesquisadores analisaram a prevalência de uso de maconha entre os participantes, em seguida, avaliou as suas taxas de problemas de saúde mental três anos depois.
No entanto, o estudo encontrou que os usuários de maconha são mais propensos a se tornarem dependentes de outras substâncias, por exemplo, se tornando alcoólicos ou fumantes.
Aqueles que usaram maconha tiveram um risco aumentado de desenvolver distúrbios de uso de álcool e de drogas, incluindo a dependência da nicotina.
Usuários da droga foram apontados três vezes mais propensos a ter problemas com o álcool e duas vezes mais propensos a fumar cigarros.
No estudo, publicado na revista JAMA Psychiatry, os autores escreveram: "Nosso estudo indica que o consumo de cannabis está associado com o aumento da prevalência e incidência de transtornos por uso de substâncias". 

Fonte: Sophie Jamieson/Telegraph

Foto: Stuart Aylmer/ Alamy