11/04/2016

Nasa envia fungos ao espaço para desenvolver medicamentos



Uma equipe de pesquisadores da NASA e da Universidade do Sul da Califórnia irão enviar fungos ao espaço com o objetivo de desenvolver medicamentos. Os fungos, que são conhecidos para produzir moléculas chamadas metabólitos secundários, foram para a Estação Espacial Internacional a bordo do foguete SpaceX lançado no dia 8 de abril. Metabolitos secundários podem ser usados para criar medicamentos benéficos para os seres humanos, tais como o antibiótico penicilina.

O objetivo da missão está ligado a futuras missões no espaço, como as que estão sendo planejadas para Marte e que podem levar anos. 

Durante a viagem, os fungos serão armazenados a uma temperatura de 4 Graus Celsius e após a chegada será armazenado a 98.6 Graus Celsius durante sete dias. Entre as drogas que foram produzidas a partir da Aspergillus Nidulans incluem os utilizados para tratar a osteoporose. Se isso também for feito no espaço, pode ser bastante benéfico para combater o problema da perda da massa óssea na qual os astronautas estão sujeitos durante longas missões.


Fonte: Adam Westlake/Slashgear e University of Southern California
Foto: Gus Ruelas