Em um relatório de pesquisa publicado na edição de abril 2016 do The FASEB Journal, cientistas mostraram que um receptor canabinoide, chamado de "CB2", ajuda a regular a criação de esperma. Isto não só fornece mais evidências de que a maconha pode atrapalhar a fertilidade nos homens, mas também sugere uma estratégia terapêutica para o tratamento da infertilidade masculina.
"A possibilidade de melhorar a fertilidade masculina é um dos principais focos deste estudo, uma vez que a infertilidade é um problema mundial que afeta até 15% dos casais e os fatores masculinos representam entre 20-70%", disse Paola Grimaldi, Ph. D., pesquisadora envolvida no trabalho do Departamento School of Medicine at the University of Rome Tor Vergata, Itália.
Para fazer a sua descoberta, Grimaldi e colegas trataram três grupos de ratos com diferentes agentes em um período de 14 a 21 dias. O primeiro grupo foi tratado com um ativador específico do receptor CB2. O segundo grupo foi tratado com um inibidor específico do receptor CB2. O terceiro grupo recebeu apenas a solução salina e serviu como grupo de controle. O grupo tratado com o ativador CB2 mostrou uma aceleração da espermatogênese, enquanto o grupo tratado com o inibidor exibiu uma taxa mais lenta do processo. Isto sugere que um equilíbrio de ativação CB2 é necessário para a progressão adequada da espermatogênese.
"Que os efeitos benéficos normais de canabinoides endógenos na espermatogênese podem ser estimulados por um imitador químico, um agonista, é uma ideia nova potencialmente promissora para o tratamento da infertilidade masculina", disse Thoru Pederson, Ph.D., Editor-Chefe do The FASEB Journal.
Fonte: Federation of American Societies for Experimental Biology. "'Marijuana receptor' might hold the key to new fertility treatments for men: Research suggests that cannabis exposure may affect DNA-bound proteins, sperm chromatin and have an impact on fertility, embryo development and offspring health." ScienceDaily. ScienceDaily, 8 April 2016
Imagem: Freepik
Tradução: Bruno Silva