11/04/2016

Uma nova visão da Árvore da Vida


Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriram mais de 1000 novos tipos de bactérias ao longo dos últimos 15 anos, o que tem causado uma expansão considerável nessas formas de vida microscópicas.

"A árvore da vida é um dos mais importantes princípios de organização em biologia e a nova representação será de uso não só de biólogos mas também de quem estudam ecologia microbiana, bioquímicos em busca de novos genes e pesquisadores que estudam a evolução da história da terra". disse Jill Banfield, professor da UC Berkeley.

Grande parte dessa diversidade microbiana permaneceu escondida até a revolução do genoma, que permitiu que os pesquisadores consultassem diretamente os seus genomas no ambiente, ao invés de tentar cultura-los em laboratório. Muitos dos micróbios não podem ser isolados ou cultivados pois eles não conseguem viver por conta própria. 

A Nova Árvore da Vida está publicada na revista Nature Microbiology de 11 de Abril e reforça mais uma vez que a vida que vemos em nossa volta, plantas, animais, seres humanos e eucariontes representam uma pequena percentagem da biodiversidade do mundo,

Um aspecto marcante da nova árvore da vida é que um grupo de bactérias descrita como a "candidate phyla radiation" forma um ramo muito importante. Só recentemente reconhecido e aparentemente composto apenas de bactérias com estilos de vida simbióticas, a candidate phyla radiation agora parece conter cerca de metade de toda a diversidade da evolução bacteriana.






Referências
Laura A. Hug, Brett J. Baker, Karthik Anantharaman, Christopher T. Brown, Alexander J. Probst, Cindy J. Castelle, Cristina N. Butterfield, Alex W. Hernsdorf, Yuki Amano, Kotaro Ise, Yohey Suzuki, Natasha Dudek, David A. Relman, Kari M. Finstad, Ronald Amundson, Brian C. Thomas, Jillian F. Banfield. A new view of the tree of life. Nature Microbiology, 2016; 16048 DOI: 10.1038/nmicrobiol.2016.48

Robert Sanders. Wealth of unsuspected new microbes expands tree of life. Bekerley News. APRIL 11, 2016


Imagem: Open University (reprodução) e Wikipedia.