26/04/2016

Pós-doutorado no Instituto de Física da USP com Bolsa da FAPESP


O Laboratório de Cristais Iônicos, Filmes Finos e Datação do Instituto de Física da Universidade de São Paulo oferece oportunidade para uma bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, com duração de um ano.
A pesquisa está vinculada ao Projeto Temático “Geocronologia do quaternário da costa Sudeste e Sul do Brasil”, apoiado pela FAPESP e coordenado pelo professor Shigueo Watanabe.
Segundo Watanabe, datações de sedimentos geológicos pelos métodos de LOE (Luminescência Opticamente Estimulada), TL (Termoluminescência) e EPR (Ressonância Paramagnética de Spin) serão realizadas de várias amostras retiradas da costa Sul e Sudeste do litoral brasileiro, visando entender as formações de terraços, barreiras e outros face às flutuações do nível do mar no passado.
Candidatos devem ter conhecimentos em Física da Matéria Condensada, Engenharia de Materiais, dosimetria da radiação, análises espectroscópicas, métodos analíticos, métodos de datação e ensaio de materiais, além de experiência em datação, proteção radiológica, trabalhos de laboratório, desenvolvimento de trabalhos em grupo e orientação. Também é exigida fluência em inglês.
Interessados podem se inscrever até o dia 30 de abril de 2016. Mais informações estão disponíveis emwww.fapesp.br/oportunidades/1087.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Foto: Wikimedia Commons
Fonte: Agência Fapesp