24/04/2016

UniCarioca promove evento de iniciação científica na unidade Rio Comprido


Apresentar ao público a integração das novas tecnologias digitais ao processo educacional. Essa é a proposta do evento 'Nucap de Portas Abertas', iniciativa desenvolvida pelo Núcleo de Computação Aplicada (Nucap) da UniCarioca.

O evento — que contará com a participação de alunos e professores dos cursos de Pedagogia, Design, Computação e Engenharia — será realizado na unidade Rio Comprido, entre os dias 26 e 27 de abril, tendo como objetivo apresentar aos estudantes da área e ao público interessado no tema os projetos e materiais tecnológicos educativos elaborados pelo núcleo.

Com exposições dinâmicas e interativas, o evento é gratuito e aberto ao público. As exposições serão montadas no Espaço Lounge, localizado no primeiro andar da unidade Rio Comprido, permitindo que o público interaja com jogos educativos, ambientes virtuais, vídeos 3D etc. Os visitantes também poderão participar de dinâmicas interativas, realizadas no auditório Arcy Magno, que vão demonstrar o uso dos jogos digitais educativos para o público presente.

“A prática da iniciação científica contribui para que o estudante amplie sua visão e para que ele desenvolva um senso crítico profissional sobre sua vida, estimulando-o a ser agente de melhorias da comunidade”, explica o professor Antonio Carlos de Abreu Mól, coordenador do Nucap UniCarioca. As palestras e exposições acontecerão no dia 26, das 10h às 14h e das 18h30 às 20h; e no dia 27, das 10h30 às 14h e das 18h às 20h30.

Sobre o Núcleo de Computação Aplicada (Nucap) 

O Núcleo de Computação Aplicada é um setor multidisciplinar que reúne pesquisadores e bolsistas das áreas de Computação, Pedagogia e Design com a missão de desenvolver materiais educativos utilizando novas tecnologias digitais para instigar formas inovadoras e motivadoras de ensinar e aprender.

Programação do 'Nucap de Portas Abertas'

Dia 26

10h - Recepção dos alunos

10h30 - Palestra de abertura pelo professor Antonio Carlos de Abreu Mól  

11h -Dinâmica no auditório com a participação dos alunos

11h30 - Exposição interativa - jogos digitais, simuladores, vídeo 3D e holografia  

18h30 - Recepção dos alunos

19h - Palestra de Abertura pelo Prof Antonio Carlos de Abreu Mól

19h30 - Dinâmica no auditório com a participação dos alunos

20h - Exposição interativa - jogos digitais, simuladores, vídeo 3D e holografia no Hall e sala de Monitoria

Dia 27 

10h30 às 14h e de 18h às 20h30 - exposição interativa - jogos digitais, simuladores, vídeos 3D e holografia no Hall e sala de monitoria

Serviço: 'Nucap de Portas Abertas'

Data: 26 e 27 de abril

Local: UniCarioca – Av. Paulo de Frontin, 568, Rio Comprido

Mais informações: (21) 2563-1919 ou www.unicarioca.edu.br

Fonte: Jornal do Brasil