28/04/2016

Programa de Web TV debate temas sociais a partir de pesquisas acadêmicas


A difusão do trabalho de pesquisa científica é algo inerente à expansão e o acesso ao conhecimento, com isso, é necessário que as boas pesquisas sejam colocadas aos olhos da sociedade de forma que venha a contribuir com os avanços sociais. A comunicação e as ferramentas que ela dispõe, podem e devem ser usadas para este processo de propagação do conhecimento produzido pelos trabalhos de pesquisa acadêmica.
Estimulado em por estas ideias em práticas é que o jornalista Marco Gomes, lançou a cinco (5) meses o programa de Web TV, Bate-papo Acadêmico, é uma iniciativa que surge de forma pioneira e inovadora. Ele explica que o projeto do programa é debater temas sociais, mas a partir de trabalhos acadêmicos como artigos, TCCs, dissertações, e principalmente feito por jovens pesquisadores, “é comum programas de TV ou outros veículos de comunicação fazerem entrevistas como professores doutores ou profissionais gabaritados, mas ambas as opiniões são feitas a partir de falas alheias ao contraditório, muitas fezes sem embasamento científico, o que pretendemos é debater temas a partir da produção acadêmica feito por jovens universitários, é uma forma inclusive de estimular a iniciação científica”, diz Marco.
A pesquisa científica é um conjunto de ações e estudos que visam à descoberta de conhecimentos ou a refutação de pensamentos. No âmbito acadêmico, a pesquisa científica é uma das práticas da vida universitária, na qual os estudantes/pesquisadores se condicionam a produzir conhecimentos, desta forma acabam por contribuir em avanços científicos e sociais.
Para Marco Gomes, a produção acadêmica fica restrita quase sempre ao próprio âmbito universitário, e a sociedade fica na sombra de novos conhecimentos, “é preciso que os trabalhos acadêmicos sejam levados para a sociedade e até mesmo para outros pesquisadores, por isso o programa Bate-papo Acadêmico além de inovador é importante do ponto de vista da divulgação científica”. Ele completa ainda dizendo que: “tem sido tamanha a repercussão do programa que muitos estudantes nos procura pelas redes sociais ou por telefone pedindo para participar, inclusive fizemos recentemente gravações na cidade de Picos, a convite de professores e alunos, e temos convites para gravar em Amarante, e em outros estados com Ceará e Maranhão”, coloca Marco.
O projeto deste programa é uma das iniciativas do portal de notícias classista.org, que é coordenado pelo próprio jornalista. Que possui espaço para publicações de artigos acadêmicos e de opinião. Os vídeos das entrevistas são gravamos mensalmente, e tem como apresentador o professor Elton Arruda, e publicados semanalmente nas redes sociais Bate-papo Acadêmico, juntamente com as fotos da gravação e o link do trabalho publicado.
Fonte: Capital Teresina
Foto: Divulgação