27/04/2016

Japão conclui mapa mais preciso da superfície terrestre em 3D


Duas entidades japonesas anunciaram a conclusão do mapa mais preciso de toda a superfície terrestre em três dimensões, tendo utilizado uma tecnologia pensada para o desenvolvimento de infraestruturas e para a prevenção de desastres naturais.

A empresa de novas tecnologias da informação NTT DATA e o Centro de Tecnologias de Detecção Remota do Japão (RESTEC) indicaram que a cartografia integral do globo terrestre inclui, pela primeira vez, toda a Antártida.

O mapa, batizado "AW3DTM" e iniciado em 2014 apenas para áreas delimitadas no continente asiático, empregou um modelo de elevação digital (DEM) com uma resolução de cinco metros e que utiliza mais de três milhões de imagens obtidas pelo satélite ALOS, da Agência Espacial do Japão (JAXA).

Esta tecnologia, segundo as duas instituições, permite uma "grande melhoria" da leitura dos mapas terrestres em três dimensões - até agora só havia versões disponíveis com uma resolução entre 30 e 90 metros -, estando já uma aplicação disponível para qualquer pessoa ou organização que queira obter dados cartográficos de quaisquer áreas geográficas.

Entre os serviços disponíveis estão também recriações em formato de mapa vetorial de edifícios e estruturas em 3D com resoluções entre os 50 centímetros e os dois metros, o que permite também realizar diferentes gêneros de simulações.

As aplicações do "AW3DTM" disponibilizam, por fim, o apoio a projetos de construção de infraestruturas, estudos de logística e de exploração de recursos, bem como a identificação de zonas de potencial risco em caso de desastres naturais, como inundações ou deslizamento de terras.

Fonte: Diário de Notícias
Foto: NTT Data, Restec