31/03/2016

A mamografia digital também pode mostrar riscos de doença cardíaca


Pesquisadores descobriram que a mamografia digital, além de examinar o tecido mamário para o câncer também pode revelar risco de doença cardíaca em apenas um exame.

Isto ocorro por conta da quantidade de cálcio nas artérias da mama que são visualizadas na verificação e refletem a quantidade de cálcio nas artérias coronárias. Estes tubos com paredes musculares que fornecem sangue para o coração e o produto químico encontrado pode dar sinais de doença cardíaca de acordo com a Reuters.

A ligação entre o cálcio nas artérias do peito e o cálcio nas artérias coronárias são motivo de atenção, de acordo com estudo do Dr Jagat Narula da Escola Icahm de Medicina do Monte Sinai em Nova Iorque.

Para o estudo, 292 mulheres se submeteram ao procedimento de mamografia digital e uma tomografia computadorizada do tórax. Os pesquisadores estudaram os fatores de risco de doença cardíaca, tais como colesterol alto, hipertensão arterial, açúcar elevado no sangue e tabagismo.

Foi determinado que 42,5% das mulheres tinham cálcio em suas artérias da mama, como mostrado na mamografia digital. Eram significantemente mais velhas, tinham pressão arterial mais alta e doença renal crônica em comparação com as mulheres que não apresentaram cálcio arterial na mama.

As mulheres que tinham cálcio na artéria coronária representaram 47,5% das pacientes do estudo, que também foram significativamente mais velhas, tinham mais pressão arterial alta, doença real crônica e diabetes.

Fonte: Reuters
Crédito da foto: RSNA