20/03/2016

Acordo com universidades holandesas vai “internacionalizar” a astronomia brasileira


O Observatório Nacional (ON/MCTI) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) assinaram nesta quinta-feira (17) um convênio com o Netherlands Research School for Astronomy (NOVA), da Holanda, para intensificar a parceria entre os dois países em pesquisa astronômica, e promover a troca de conhecimento e o intercâmbio de pesquisadores. O convênio prevê ainda a participação em projetos conjuntos de pesquisa.
O NOVA reúne institutos astronômicos das universidades de Amsterdam, Groningen, Leiden e Nijmegen, reconhecidas pelas pesquisas de ponta e a formação de pesquisadores nas áreas de evolução de galáxias, estrelas, sistemas planetários e astrofísica dos buracos negros, além do desenvolvimento de instrumentação em astronomia, tanto para telescópios quanto para astrofísica de laboratórios.
“Este convênio celebra um acordo com as mais prestigiosas instituições em astronomia da Holanda. Permitirá o intercâmbio de pesquisadores e estudantes, contribuindo para a internacionalização da astronomia brasileira, em consonância com os temas estratégicos da política de ciência, tecnologia e inovação. Este acordo abrirá as portas para os pesquisadores brasileiros em instituições que estão entre as mais renomadas na Europa na área de astronomia”, afirmou o diretor do ON, João dos Anjos.
“O convênio é de fundamental importância para que o Museu de Astronomia prossiga em seu processo de internacionalização de atividades, tanto na área de divulgação científica, quanto em pesquisas relacionadas à História da Ciência”, acrescentou o pesquisador Alfredo Tolmasquim.
Também participaram da assinatura o reitor da Universidade de Leiden, Carel Stolker, e o cônsul-geral do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro, Arjen Uijterlinde.
“Brasil e Holanda já possuem uma excelente relação em várias áreas e, por meio desse convênio, pretendemos estreitar ainda mais essa parceria”, revelou Carel Stolker.
O acordo prevê ainda a organização de eventos científicos conjuntos, como conferências e workshops. “Além disso, vamos estimular a interação entre as universidades e empresas dos dois países, para que as pesquisas possam se transformar em produtos e serviços que gerem benefícios reais para a sociedade”, explicou o cônsul Arjen Uijterlinde.
A parceria entre Brasil e Holanda em astronomia remonta ao século 17, quando a Holanda instalou, em Recife, o primeiro observatório astronômico moderno da América Latina, construído em 1639.
Fonte: MCTI
Imagem: Freepik