24/03/2016

Cientistas criam ovos eletrônicos para espionar abutres


Em muitos lugares ao redor do mundo, os números de abutres estão diminuindo à medida que enfrentam ameaças de perda de habitat e uma queda nas fontes de alimentos comestíveis. Saber mais sobre os abutres poderia ajudar os cientistas a salvá-los da extinção.
Em um artigo publicado na edição deste mês IEEE Spectrum, Bin Feng, Bruce Liu e Kejia Pan, pesquisadores do Microduino descreveram como eles construíram um ovo eletrônico que vai ajudar os conservacionistas a obter uma visão aproximada do acasalamento e reprodução dos abutres.
A equipe construiu um pequeno sensor que pode monitorar a temperatura, umidade e pressão por até 70 dias, enviar as informações para um terminal nas proximidades que faz o backup de todos os dados. E o melhor de tudo, o minúsculo sensor é fechado em um casco que parece exatamente como um ovo de abutre-real.
Os cientistas têm muitas outras maneiras de se infiltrar um ninho de pássaro mas eles só podem obter tanto de recursos visuais, que é onde o óvulo entra. Outros dados como temperatura e umidade podem fornecer mais informações sobre a saúde de um ninho.
Em abril deste ano, os ovos eletrônicos serão colocados em ninhos monitorados pelo Centro Internacional do Reino Unido para aves de rapina.

Fonte: Mary Beth Griggs/PopSci