12/03/2016

Os cientistas identificam um vírus e duas bactérias que poderiam causar a doença de Alzheimer


Um grupo de 31 pesquisadores publicou um editorial alertando o mundo da ciência para mudar o seu foco quando se trata de doença de Alzheimer. A mensagem é clara - após uma década de tentativas falhas para tratar e prevenir a doença, é hora de reavaliar as evidências de que a doença de Alzheimer pode ser espalhada por micróbios. 

O editorial implica especificamente no vírus do herpes - do tipo que provoca feridas frias - e dois tipos de bactérias, todas as quais já foram ligadas à doença de Alzheimer.

Esta não é a primeira vez que os cientistas têm suspeitado que vírus ou bactérias podem desempenhar um papel na causa da doença de Alzheimer - Estudos anteriores mostraram que as pessoas com a doença de Alzheimer tendem a ser mais susceptíveis de serem infectadas com certos micróbios, incluindo tipos de fungos do que o resto da população.

"Nós estamos dizendo que há provas irrefutáveis ​​de que a doença de Alzheimer tem um componente microbiano dormente", disse Douglas Kell, um químico da Universidade de Manchester, no Reino Unido, que foi um dos autores do editorial. "Não podemos continuar a ignorar todas as evidências."

Segundo o editorial , houve cerca de 100 artigos publicados sobre a relação entre HSV1 e Alzheimer.

"Escrevemos para expressar nossa preocupação de que um aspecto particular da doença tem sido negligenciada, apesar de tratamento com base nele poder retardar ou parar a progressão da doença de Alzheimer".  "Propomos que mais pesquisas sobre o papel de agentes infecciosos em causa da doença de Alzheimer, incluindo estudos prospectivos de terapia antimicrobiana são agora justificados. "

Fonte: Science Alert
Imagem: ZEISS Microscopy/Flickr