Uma peixe fêmea hibrido criada no aquário de uma universidade do Reino Unido, chocou pesquisadores quando se descobriu que ela tinha desenvolvido um órgão sexual masculino, fertilizado seus próprios ovos e produziu quatro peixes.
O peixe de água doce tropical, conhecido como um ciclídeo, deu à luz mais de 42 crias durante o ano subsequente, um caso raro de "autofecundação", de acordo com um documento publicado na revista da Royal Society Open Science.
A prática é rara em vertebrados. Foi descoberto anteriormente na killifish de mangue, mas para aqueles peixes, autofecundação é um principal modo de reprodução.
"No killifish mangue, autofecundação é uma adaptação", disse o principal autor Professor Assistente Ola Svensson. "Acredita-se que ele pode ser difícil para eles encontrar um companheiro, e autofecundação é melhor do que não produz nada."
Dr Svensson, pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas e Ambientais e sua equipe cruzaram duas espécies diferentes de ciclídeos para produzir o que eles pensavam que era um caso normal, embora peixe híbrido e do sexo feminino.
Após a morte do peixe, os cientistas determinaram que o peixe tinha ambos os ovários e testículos de um macho, de modo que o peixe era intersex.
Foto: Ola Svensson / Royal Society Open Science
Fonte: ABC