21/03/2016

Pássaros da cidade são mais inteligentes que os do campo


O motivo está na adaptação ao ambiente urbano que lhes permitem explorar novos recursos de forma mais favorável em comparação com os pássaros do campo, afirmam pesquisadores da McGill University.

Em um primeiro estudo para encontrar diferenças cognitivas claras em aves urbanas em relação a áreas rurais, o relatório dos pesquisadores apontaram as principais diferenças nas habilidades de resolução de problemas, tais como a abertura de gavetas de acesso aos alimentos e temperamento (mais ousado) entre as aves da cidade em comparação com as do campo.

A equipe testou os dois grupos de aves usando não apenas tarefas de aprendizagem associativa, mas tarefas inovadoras de resolução de problemas. A inovação é considerada como sendo útil na "vida real" de animais em estado selvagem mais do que a aprendizagem associativa.

Pássaros nativos

O trabalho foi realizado na instalação McGill Bellairs em Barbados usando bullfinches capturados de várias partes da ilha caribenha. "A ilha de Barbados mostra uma forte gama de assentamento humano, existem algumas áreas muito desenvolvidas, mas também na maior parte deixado intocado, proporcionando assim se criou um excelente ambiente para estudar os efeitos da urbanização", acrescenta Jean-Nicolas Audet, estudante PhD do departamento de biologia e autor do estudo publicado no a Revista Behavioral Ecology.


Veja o vídeo da pesquisa


Foto: LOUIS LEFEBVRE
Fonte: EurekAlert