26/03/2016

Com 160 imagens, exposição Modernidades Fotográficas chega ao Rio


Já está aberta ao público do Rio de Janeiro a exposição Modernidades Fotográficas, 1940-1964, no Instituto Moreira Salles (IMS), que fica na Gávea, zona sul da cidade. A mostra foi considerada uma das cinco exposições imperdíveis em todo o mundo em meados do ano passado, quando passou por Paris, pelo site norte-americano de notícias Huffington Post. Os trabalhos retratam a vanguarda da fotografia modernista no Brasil.

São 160 imagens do brasileiro José Medeiros, do francês Marcel Gautherot, do húngaro Thomaz Farkas e do alemão Hans Gunter Flieg, que retratam um período de firmação da fotografia moderna do Brasil, passando pelo fotojornalismo, pela abstração e fotografia industrial. Os trabalhos fazem parte do acervo do IMS e os registros vão desde paisagens na Amazônia até fábricas e usinas, além de ritos de religiões africanas, monumentos, futebol, carnaval e outros festejos populares, com destaque para a construção de Brasília.

Curador da exposição ao lado de Ludger Derenthal, o coordenador executivo cultural do IMS, Samuel Titan Jr., explica que a exposição estreou em Berlim em 2013 e foi montada a pedido do Museu da Fotografia de Berlim, indo depois para Lisboa, Paris e Madri.

“É um acervo brasileiro, pertence 100% ao Instituto Moreira Salles. Ele já foi mostrado em outros recortes e seleções várias vezes aqui no Brasil. O que há de novo é o cruzamento de quatro fotógrafos em uma única exposição. Ela nasceu sob encomenda do Museu da Fotografia de Berlim, que se interessou pelo nosso acervo e quis mostrar lá, já nessa feição de exposição coletiva.”

Leia mais em Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Fonte: Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil