28/03/2016

Arte e ciência se encontram nas galerias do Instituto Koch - MIT para a Pesquisa do Câncer.


Cada uma das impressionantes imagens científicas decoram as paredes das galerias públicas do Instituto Koch para a pesquisa do câncer onde contam histórias de esperança e progresso, capturando uma instantânea e potencialmente inovadora pesquisa. Juntos, eles completam a exposição de 2016 da competição anual do Instituto Koch para as melhores imagens de laboratórios biomédicos do MIT.

Arte da ciência
"A cada ano essas imagens oferecem vislumbres para o maravilhoso mundo da pesquisa e realmente obtém-se o que impulsiona os pesquisadores no que pode ser uma promessa de avanços científicos e tecnológicos convergindo para superar a doença", diz Anne Deconinck, diretor executivo do Instituto Koch.

A multidão estava reunida para testemunhar a inauguração da nova coleção e para ouvir os pesquisadores que capturaram essas imagens e compartilhar as histórias por trás das telas.
"As imagens realmente falam por si em mostrar o quão incrível é o trabalho do Instituto Koch," Deconinck acrescenta.

Este ano, nove vencedores foram selecionados entre mais de 150 candidatos por uma equipe de juízes cuja experiência abrange uma ampla gama de disciplinas, incluindo biologia, artes visuais e produção de mídia. As apresentações vêm das ciências da vida em todo MIT e os vencedores são escolhidos com base tanto no seu mérito visual e para a pesquisa que eles representam.

"O critério que damos aos juízes é que nós queremos que eles escolham imagens que são visualmente impressionantes e cientificamente atraentes", explica Erika Reinfeld, coordenador de divulgação pública do Instituto Koch. "Uma vez escolhido, eu trabalho com os vencedores para criar legendas para a exibição e explicar ambos os aspectos de suas imagens. O evento de abertura é muito mais uma extensão desse processo - uma oportunidade para os criadores de compartilharem em suas próprias palavras, o que essas imagens significam para eles".




Revelando a obra de arte
A estréia da nova coleção aconteceu em 3 de março, véspera do aniversário de cinco anos do edifício do Instituto Koch.
Um por um, os apresentadores deram um breve panorama da pesquisa subjacente às suas imagens. Muitas das peças representam avanços recentes e, finalmente, a possibilidade de melhores resultados para os pacientes.




As novas imagens estarão em exposição nas galerias públicas até a próxima estação. Para saber mais sobre as galerias públicas do Instituto Koch, visite ki-galleries.mit.edu.

Fonte: Andrew Carleen | Koch Institute 
Fotos: Samara Vise