Um filhote de tamanduá Bandeira, uma das espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção, nasceu dia 14 de março no zoológico de Bauru (SP).
Em 2014, o Zoo Bauru inaugurou seu novo alojamento para tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla), que é a maior das quatro espécies de tamanduás existentes em nosso continente. Segundo o diretor do Zoo, Luiz Pires, por se tratar de uma espécie da lista de ameaçados de extinção, o objetivo do zoológico foi de adotar a instalação necessária para que a reprodução da espécie pudesse ocorrer.
São mais de 350m² de área livre, grama, arbustos, árvores, tanque para banho, toca. Um alojamento para o bem-estar do animal. Após dois anos da nova instalação, nasceu o segundo filhote, o que demonstra a importância dos bons zoológicos modernos em auxiliarem na conservação das espécies.
Por terem hábito solitário, é tomado o cuidado de manter a fêmea na maternidade, separada do macho, até que o filhote, que por alguns meses só se mantém grudado nas costas da mãe, esteja maior, e assim, seja evitado qualquer tipo de acidente.
A expectativa da direção do Zoo é que entre 30 e 45 dias, o filhote já possa ser admirado por todos os visitantes, caminhando agarrado na mãe pelo seu alojamento.
Foto: Zoológico/Divulgação
Fonte: G1 Bauru