31/03/2016

Filhote de espécie brasileira ameaçada de extinção nasce em Bauru


Um filhote de tamanduá Bandeira, uma das espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção, nasceu dia 14 de março no zoológico de Bauru (SP).
Em 2014, o Zoo Bauru inaugurou seu novo alojamento para tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla), que é a maior das quatro espécies de tamanduás existentes em nosso continente. Segundo o diretor do Zoo, Luiz Pires, por se tratar de uma espécie da lista de ameaçados de extinção, o objetivo do zoológico foi de adotar a instalação necessária para que a reprodução da espécie pudesse ocorrer.
São mais de 350m² de área livre, grama, arbustos, árvores, tanque para banho, toca. Um alojamento para o bem-estar do animal. Após dois anos da nova instalação, nasceu o segundo filhote, o que demonstra a importância dos bons zoológicos modernos em auxiliarem na conservação das espécies.
Por terem hábito solitário, é tomado o cuidado de manter a fêmea na maternidade, separada do macho, até que o filhote, que por alguns meses só se mantém grudado nas costas da mãe, esteja maior, e assim, seja evitado qualquer tipo de acidente.
A expectativa da direção do Zoo é que entre 30 e 45 dias, o filhote já possa ser admirado por todos os visitantes, caminhando agarrado na mãe pelo seu alojamento.

Foto: Zoológico/Divulgação
Fonte: G1 Bauru