28/06/2016

Aplicativo permite que agentes de saúde marquem consultas online


Os agentes de saúde preenchem em média dados de 200 famílias por mês de forma manual. Com o objetivo de melhorar o atendimento e facilitar o trabalho dos agentes, o empresário José Roberto desenvolveu o aplicativo ‘Saúde na palma da mão”, que pode ser acessado através do smartphone e do tablet durante as visitas.
O aplicativo traz informações sobre o número do cartão de saúde e os dados pessoais do paciente fornecidos através do cadastro da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Durante visita, o agente de saúde realizará uma pré-consulta solicitando informações  relacionadas à saúde do pacientes. Os dados são enviados para o Ministério da Saúde e para a Secretaria de Saúde. As informações salvas ficam no aplicativo e podem ser acessadas pelos profissionais de saúde sempre que necessário.
“A secretária passa a ter essa informação de campo mais rápida. Apesar de existir uma portaria do Ministério da Saúde falando da necessidade de manter essas informações em dia, esse processo costuma ser difícil. O nosso aplicativo torna mais fácil esse processo”, afirma.
O aplicativo ainda permite que o agente de saúde faça agendamentos de consultas da atenção básica para o paciente. “Ele pode agendar para uma pessoa ir ao atendimento de atenção básica e ter uma consulta com um médico geral, um pediatra, um enfermeiro para fazer um curativo”.
Os municípios de Simão Dias, Maruim e Rosário do Catete já estão testando o aplicativo. Outras cidades estão com a licitação em andamento, a exemplo do município de Itabaianinha e Socorro. O empresário explica que o poder público muitas vezes deseja testar o aplicativo, mas são desmotivados pelo longo e burocrático processo. Com a crise, alguns munícipios não têm dinheiro para comprar e implantar o projeto.
“Os secretários adoraram o projeto porque realmente informatiza toda uma parte que não era informatizada. A implantação do projeto já alavancou a empresa em outros produtos de média complexidade. Aumentamos o faturamento em 40%. Não tivemos uma alavancada maior porque vivemos político um momento no país complicado. Mas crescer um ambiente difícil é muito bom”, falou orgulhoso do resultado.
Apoio
O projeto vem sendo desenvolvido com o financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), através do Programa de Inovação em Empresas Sergipanas (Tecnova), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Fonte: Assessoria de Comunicação – Fapitec/SE