Uma nova espécie de inseto foi descoberta num jardim botânico de Bruxelas, uma raridade na Europa, anunciou hoje o Instituto Real de Ciências Naturais da Bélgica.
"Não é todos os dias que se descobre uma nova espécie na Bélgica!", disse num comunicado o entomologista do Instituto Real de Ciências Naturais da Bélgica (IRSNB), Patrick Grootaert.
Batizado de "Drapetis bruscellensis", o animal foi encontrado graças a uma armadilha de insetos instalada em 2015, no jardim botânico Jean Massart, perto da floresta de Soignes, na periferia da capital belga, segundo o comunicado.
Entre os insetos colhidos em etanol pelos cientistas - um inseto de dois milímetros no tórax, brilhante e negro - captou-lhes a atenção. Só ao estudarem cuidadosamente o ADN e a morfologia do inseto - como as partes genitais, as antenas e as pernas -- é que os cientistas se aperceberam da descoberta.
"É extremamente raro descobrir uma nova espécie na Bélgica. A última descoberta de uma nova espécie de inseto foi há mais de 20 anos", realçou M. Grootaert, explicando que "a fauna da Europa ocidental é a mais catalogada do mundo" e que é, portanto, "difícil fazer ainda mais descobertas".
"Drapetis brucellensis é uma espécie que vive sobretudo nos troncos das árvores e nas folhas", pormenorizou o IRSNB.
Fonte: Diário de Notícias
Foto: REUTERS/ KACPER PEMPEL