06/06/2016

Bolsa de Pós-Doutorado em Geociências no Inpe


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Geociências, na área de Desmatamento e Degradação em Florestas Tropicais, com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 9 de junho.
O bolsista integrará a equipe do Projeto Temático “E-sensing: big earth observation data analytics for land use and land cover change information”, que tem Gilberto Câmara como pesquisador responsável.
As atividades do bolsista se concentrarão na análise de trajetórias multitemporais de desmatamento e degradação florestal na Amazônia em grandes bancos de dados geográficos, com foco na análise, avaliação e validação de padrões espaço-temporais de desmatamento e degradação florestal. Serão realizadas análises com dados de campo e com dados obtidos pelos sistemas de monitoramento da floresta Amazônica do Inpe: PRODES, DETER e DEGRAD.
O candidato deve ter doutorado em Ciências da Terra, Sensoriamento Remoto, Ciências Ambientais ou Engenharia Florestal, obtido nos últimos sete anos. Deve ter experiência em análise e processamento de imagens de sensoriamento remoto de floresta e no uso de geotecnologias. Deve, também, ter experiência no uso de pacotes estatísticos para avaliação de mapas, de preferência em R, práticas de silvicultura, análise de séries temporais e de bases de dados geoespaciais e coleta de dados em campo.
Os interessados devem enviar carta de apresentação descrevendo qualificações e motivo da candidatura, curriculum vitae com dados pessoais, qualificações acadêmicas e cinco publicações mais relevantes, link para página pessoal em sites como Research Gate, Google Scholar ou Academia.edu; ORCID Research ID, se disponível, além de link para o currículo Lattes para Isabel Escada (isabel@dpi.inpe.br) e Gilberto Câmara (gilberto.camara@inpe.br).
Para mais informações, consulte o site do projeto: www.esensing.org.
A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1143/.
O candidato selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.
Fonte: Agência Fapesp