08/06/2016

Peças arqueológicas indígenas em exposição no Museu Amazônico


O Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas realiza nesta quinta-feira, 9, às 19h, a abertura da “Exposição de Projeto Zona Leste”. O material arqueológico a ser exposto terá peças que datam dos séculos Vll a XVI, pertencentes à Filiação Cultural da fase Paredão e Policromia da Amazônia.
As peças foram resgatadas de sítios arqueológicos da área urbana de Manaus (zona Leste) e de outros municípios do Amazonas por pesquisadores da Divisão de Arqueologia do Museu Amazônico. São diversos tipos de peças utilizados por etnias que viveram na área da zona Leste, como também em outros municípios do Amazonas.
Manaus é uma das capitais brasileiras mais ricas em termos de patrimônio arqueológico pré-colonial. Em sua área urbana e no seu entorno, já foram identificadas vários sítios. Na zona Leste, pesquisas arqueológicas sugerem que a região e seu entorno foi densamente ocupada com uma história indígena que remonta milhares de anos.
O maior número de artefatos intactos com as devidas restaurações vem dos sítios da zona Leste de Manaus. É a área de atuação do Projeto Zona Leste, que tem parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN-, com o Ministério Público Federal do Amazonas e Museu Amazônico.
O Museu Amazônico localiza-se na Rua Ramos Ferreira nº 1036, no Centro. Horário de visitação de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 12h e das 14 às 17h.

Fonte: UFAM