17/06/2016

UFSJ estuda planta tóxica na zona rural de Divinópolis


Pesquisadores do Centro de Informações sobre Plantas Medicinais e Tóxicas (Cimplamt) da Universidade Federal São João Del Rei (UFSJ) em Divinópolis descobriram que uma planta da região, comumente encontrada na zona rural do município, é tóxica.
De acordo com o professor João Máximo de Siqueira, a planta com nome científico “nicotiana glauca”, pertencente à família do tabaco e chamada popularmente de couve-do-mato ou falsa mostarda, tem substâncias altamente tóxicas que podem levar à morte. “Parece mesmo uma planta comum e a grande questão é saber que ela tem de fato uma substancia tóxica. É geralmente confundida com as algumas espécies de vegetais comestíveis e pode causar um quadro de intoxicação em função disso”, destacou.
Os pesquisadores ainda atestaram que a intoxicação com o vegetal em qualquer fase de seu desenvolvimento, seja adulta, com ou sem flores, pode causar paralisia nas pernas, parada respiratória e provocar até a morte.
Sintomas
O grupo de pesquisa destaca que os sintomas de intoxicação são a perda dos movimentos das pernas e a dificuldade para andar seguida de parada respiratória. Devido à gravidade da intoxicação, a pessoa que consumir couve-do-mato deve ser encaminhada com urgência a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Cimplamt
O projeto, Cimplamt foi idealizado pelo professor João Máximo de Siqueira, e teve início em 2009 com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e a colaboração dos professores Ana Hortência Castro, Luis Fernando Soares, e de técnicos e docentes do curso de Farmácia da UFSJ. Tornou-se um projeto de extensão que busca repassar informações sobre cuidados e riscos de plantas medicinais e tóxicas para a comunidade de Divinópolis.
Ultimamente, o Cimplamt trabalha com a couve-do-mato in vitro, com a finalidade de descobrir a fase mais venenosa da planta em que ela seja mais prejudicial à saúde.

Fonte: G1