12/06/2016

Internacionalização do ensino no AM impulsiona pesquisas na Amazônia


Instituições de ensino do Amazonas abrem vagas para estudantes do exterior e investem em ações de internacionalização. Vários programas de intercâmbio tentam fazer do caminho percorrido por alunos de graduação e pós-graduação uma "via de mão dupla". Enquanto estudantes do Brasil buscam aprimorar novas línguas em outros países, alunos e pesquisadores estrangeiros têm a oportunidade de conhecer e colaborar com o desenvolvimento da Amazônia por meio de projetos públicos e privados.

São muitos os personagens de outros países que colaboram para impulsionar pesquisas e descobertas na região amazônica. O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Jochen Schongart, é um deles. Desde 1998 ele deixou a Alemanha e fixou residência em Manaus. À época, não imaginava que uma pesquisa sua iria interferir na legislação do Amazonas. O estudo colabora para o manejo correto de árvores.

“Era um desafio naquela época. Eu tinha 29 anos. Estava cheio de energia, em busca de novas coisas e me interessou bastante querer voltar para o Brasil – eu já tinha feito um estudo na região Sul. Eu fui bem recebido no Inpa, tive todo o apoio que eu precisava para me instalar, montar o laboratório que até hoje temos aqui”, relembra o pesquisador alemão.

Leia mais em G1
Fonte: Leandro Tapajós e Jamile Alves/G1