Larry Page, um dos fundadores do Google, investiu secretamente mais de US$ 100 milhões na construção de carros voadores, segundo informações da agência de notícias financeiras Bloomberg publicadas nesta quinta-feira (9). Com a reestruturação da empresa, Page passou a ser o presidente-executivo da Alphabet, que se tornou a "dona" do Google.
Page apoiou a empresa Zee.Aero ao mesmo tempo em que se empenhou para manter em segredo o seu envolvimento, de acordo com a reportagem, que citou fontes próximas à startup de carros voadores criada em 2010.
"Baseada no coração de Silicon Valley, a Zee está desenvolvendo um novo jeito revolucionário de transporte", descreve a empresa em seu site. Nele, convida pessoas com habilidades de engenharia a se candidatarem a vagas de emprego.
A Zee está "trabalhando na interseção da aerodinâmica, da fabricação avançada e da propulsão elétrica". A startup possui uma fábrica em um centro de pesquisa da Nasa em Mountain Views, na Califórnia.
Como parte do esquema sigiloso, os funcionários da Zee.Aero se referem a Page como "GUS", uma abreviação de "Guy UpStairs" (o cara de cima), já que o cofundador do Google manteve por algum tempo uma sala privada no segundo andar das instalações da empresa, que tem cerca de 150 empregados, de acordo com a Bloomberg.
A agência também afirmou que Page estava apoiando uma segunda startup de carros voadores, Kitty Hawk, que começou a operar no ano passado com uma abordagem de design diferente. Nem a Zee.Aero nem a Alphabet responderam os pedidos para comentar o assunto.
Fonte: AFP
Foto: Reprodução Jetsons