01/01/2016

Estados Unidos passa a permitir que homossexuais doem sangue

Foto: Le Monde

Abolida em 21 de Dezembro de 2015 a proibição de que homossexuais doassem sangue, substituindo a obrigação de abstinência por um ano antes de qualquer doação. Esta decisão foi tomada pela Agência Norte Americana para Drogas e Alimentos (FDA) e vem na esteira de decisões semelhantes que ocorreram na França, Austrália e Japão. 

Proibição imposta em 1983
Esta medida põe fim a uma proibição imposta nos Estados Unidos em 1983, no início da epidemia de AIDS. "O que os dados científicos mais precisos justificam este período de espera de 12 meses para os EUA".disse Peter Marks, vice-diretor do centro de pesquisa da FDA.

Para chegar a esta decisão, a FDA disse que "tendo considerado mais recentes dados, estudos sobre a epidemiologia e relatórios de outros países mudaram sua política de doação de sangue de homossexuais".

A proibição de doação de sangue, no entanto, continua em vigor para usuários de drogas injetáveis e hemofílicos, a FDA disse em comunicado que as pessoas com hemofilia ou outros distúrbios hemorrágicos não podem doar sangue "por causa do perigo que podem representar a utilização das agulhas". 
.
"Esta nova política ainda é discriminatória"
Esta decisão atraiu a ira de alguns defensores dos direitos dos homossexuais, que argumentavam que perpetua os preconceitos perniciosos associados ao HIV. "Mesmo que se pode dizer que a proibição é melhor do que 12 meses proibição da vida, a nova política ainda é discriminatória e não corresponde à realidade do teste de HIV hoje", reagiu Bruner Dan, um dos líderes da clínica de saúde Whitman-Walker.
Esta clínica exige um período de espera de 30 dias está em vigor "já que com a tecnologia que temos, uma infecção por HIV pode ser detectado algumas semanas após o doador se expor ao vírus" explicou Dan Bruner.

Publicado em Le Monde