16/01/2016

Prêmio Mercosul de Artes Visuais: inscrições até 20 de março


Estão abertas até 20 de março as inscrições para Prêmio Mercosul de Artes Visuais. O concurso irá selecionar o trabalho de artistas visuais latino-americanos e contribuir com a integração cultural dos Estados-Partes e Associados do bloco. Intercâmbio, troca de conhecimentos em residências artísticas e reafirmação da identidade cultural estão entre os principais objetivos da iniciativa. Esta é a primeira edição do concurso, previsto para ser realizado anualmente.

O prêmio consiste em uma residência artística de três a quatro semanas de duração em Montevidéu, Uruguai. A residência ocorrerá no Espacio de Arte Contemporáneo (EAC). Cada um dos países integrantes e associados do Mercosul, após a seleção, contará com um contemplado. O prêmio incluirá passagem aérea e o equivalente a US$ 2 mil para gastos de produção da obra e manutenção do artista. 

A seleção

Os interessados devem se inscrever pelo endereço de e-mail: pmercosulav@funarte.gov.br. Os conteúdos necessários no arquivo da inscrição estão especificados no Edital do Prêmio (disponível nesta página).

As dez melhores proposições de cada país serão selecionadas por um júri local. Após a primeira fase, os países enviarão suas dez propostas ao júri regional, integrado por um representante de cada Estado-Parte e Associado participantes do chamado. A banca avaliadora também contará com personalidades de relevância na área das artes visuais. Nessa segunda fase, por meio de uma plataforma web, um projeto por país será habilitado, e cada contemplado realizará a residência artística no EAC. 

O resultado da seleção está previsto para o mês de abril e a residência, para o mês de junho. 

Por Laura Quariguazy
Diretoria de Relações Internacionais
Ministério da Cultura