19/01/2016

Museu em Nova York exibe esqueleto de dinossauro com 37 metros

Foto: Shannon Stapleton/Reuters

O titanossauro, que viveu há 100 milhoes de anos, foi achado na Argentina.
Fóssil é tão grande que não coube na maior sala disponível para exposição.

Um novo esqueleto de dinossauro com 37 metros de comprimento entrou em exposição nesta sexta-feira (15) no Museu Americano de História Natural, em Nova York. Apelidado de titanossauro, o espécime não coube nem no maior salão do museu e teve de esticar o pescoço para dentro do hall de elevadores do prédio.

Pertencente ao grupo dos titanossauros, o animal foi descoberto em 2014 e sua espécie não tem nome formal ainda. Com 6 metros de altura, o fóssil reconstituído mal cabe sob o teto do cômodo onde se encontra.

O dinossauro era um gigante de 70 toneladas -- equivalente a dez elefantes -- que viveu na Patagônia argentina há cerca de 100 milhões de anos. É um dos maiores animais terrestres que já habitaram o planeta.

"Fósseis de titanossauros foram encontrados em todos os continentes, com uma abundância de descobertas em anos recentes que nos ajudam a apreciar a grande diversidade desse grupo", afirmou um dos chefes do museu, Michael Novacek.
Segundo especialistas, a coisa mais ameaçadora que esse animal herbívoro poderia fazer com mamíferos como humanos era pisoteá-los.
O esqueleto em exposição foi moldado a partir de partes do fóssil achado na Argentina. Cinco dos ossos originais do fóssil, incluindo um fêmur, também estão em exposição.

Por Reuters
Publicado em G1