25/01/2016

Pesquisadores discutem o uso de sistemas computacionais para promover crescimento econômico sustentável


O evento tem como objetivo discutir os sistemas computacionais e robóticos voltados à conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da floresta.

Com apoio do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) realizará, no período de 25 a 29 de janeiro deste ano, em Manaus, e nos dias 30 e 31 na reserva florestal de Mamirauá, a “Escola Avançada de Sistemas Computacionais e Robóticos (Earth)”.

O evento tem como objetivo discutir os sistemas computacionais e robóticos voltados à conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da floresta.

Em Manaus, a Earth vai acontecer no Novotel e nos laboratórios do IComp com palestras e minicursos abertos à comunidade. Em Mamirauá, um grupo de pesquisadores visitará a reserva florestal para conhecer in loco os projetos de pesquisa em andamento e os seus desafios.

A escola abrigará apresentações e minicursos ministrados por pesquisadores que são referências em suas áreas. A Earth terá, ainda, atividades voltadas a alunos e professores do Ensino Médio, com a finalidade de envolver e motivar as novas gerações no ingresso na carreira científica e/ou tecnológica, fomentando a inovação e competitividade com responsabilidade social e consolidando a vocação do Amazonas de promover o crescimento econômico sustentável.



Fonte: Icomp/ Ufam
Edição: Agência Fapeam