20/01/2016

Parque Tecnológico de Santo André é credenciado pelo Estado



Reconhecimento do empreendimento pelo Sistema Paulista de Parques Tecnológicos coloca Grande ABC no mapa estadual de promoção à tecnologia e à inovação

Na manhã desta terça-feira, dia 19, o Grande ABC deu mais um importante passo para a implementação de seu primeiro Parque Tecnológico. O governador Geraldo Alckmin e o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Márcio França, assinaram o credenciamento definitivo do projeto apresentado pela Prefeitura de Santo André - que tem a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC como gestora - ao SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos). 

O presidente da Agência GABC e prefeito de Mauá, Donisete Braga, participou da solenidade de assinatura, realizada no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. “O credenciamento definitivo possibilita às entidades gestoras, como a Agência, no caso do empreendimento de Santo André, receberem incentivos fiscais e viabilizarem convênios com Estado para garantir recursos a serem destinados à implantação dos parques”, declarou. Braga ressaltou, ainda, a importância das iniciativas que estão sendo desenvolvidas no Grande ABC para promover a modernização e inovação no parque produtivo da região. 

“O credenciamento definitivo do Parque Tecnológico de Santo André coloca o Grande ABC no mapa estadual de estímulo ao upgrade de tecnologia”, observou o secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco, que acompanhou a cerimônia.

Além do credenciamento definitivo do Parque Tecnológico de Santo André ao SPTec, outros seis empreendimentos do Estado foram reconhecidos pelo sistema: quatro parques localizados na região de Campinas (Unicamp, CTI, CPqD e Tecnopark), um em Botucatu e outro em São José do Rio Preto. Em todo o Estado, há 28 iniciativas para implementação de parques tecnológicos. 

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, acompanhado da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da cidade, Oswana Fameli, também participou da solenidade de assinatura do credenciamento definitivo do Parque Tecnológico de Santo André. 

Sobre o Parque Tecnológico de Santo André:

Em outubro do último ano, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo autorização para o credenciamento do Parque Tecnológico de Santo André ao SPTec – que funcionou como um credenciamento provisório. 

O credenciamento ao Sistema Paulista é a primeira etapa de implantação do empreendimento, que avançou a partir de 2013. Um dos pontos que destravou o processo foi a realização de convênio entre a Prefeitura de Santo André e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em 2014, que tornou a entidade regional a gestora da iniciativa, cumprindo requisito para o credenciamento ao sistema estadual.

A atualização da legislação municipal para garantir incentivos fiscais destinados às empresas que se instalarem no Parque Tecnológico, que prevê, de modo geral, incentivos à inovação na cidade, também foi requisito atendido pela Prefeitura de Santo André em 2013 para permitir o credenciamento do empreendimento ao SPTec. 

Para agilizar o processo de implantação, além das duas áreas que já haviam sido disponibilizadas pelo município para a construção do Parque Tecnológico (um terreno na Avenida dos Estados e área no Campo Grande, próximo a Paranapiacaba), que totalizam cerca de 200 mil m², a Prefeitura também disponibilizou para o projeto, em outubro do último ano, o espaço onde funcionava a Rhodia Química. A área possui 8 mil m², dos quais 5 mil m² são de área construída. 

O Parque Tecnológico de Santo André é um empreendimento destinado a abrigar empresas de base tecnológica, que podem ser do próprio município ou de fora, que queiram se instalar no complexo. Trata-se de um investimento de cunho tecnológico, social e ambiental, com retorno econômico/financeiro, em virtude da infraestrutura local, unindo indústrias, prestadores de serviços, comércios, universidades e governo, em prol do desenvolvimento de novas tecnologias. 

Entre as vocações que poderão ser exploradas pelo empreendimento estão, segundo a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André, Oswana Fameli, Tecnologia da Informação; ciências da vida (relacionada à área da saúde); química, petroquímica e plástico; metal mecânico; e comunicação. 

O projeto prevê a instalação de unidades de ensino e pesquisa, núcleos de inovação tecnológica e agências de inovação e competitividade de instituições científicas e tecnológicas, bem como entidades de intercâmbio com o setor produtivo, laboratórios de ensaios, organismos de certificação e laboratórios para a certificação de produtos e processos, incubadoras e pós-incubadoras de empresas de base tecnológica, estimulando a sinergia de experiências entre as empresas, tornando-as mais produtivas. 

Fonte: Agência ABC