29/01/2016

Cultura e Faperj abrem inscrições para projetos de criação artística


A Secretaria de Cultura e a Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio) lançaram, ontem, edital para a seleção de projetos individuais de criação, experimentação e pesquisa artística.

Com recursos de R$ 816 mil, serão concedidas 20 bolsas anuais, divididas em duas categorias. As inscrições podem ser feitas nos sites www.faperj.br e www.cultura.rj.gov.br.

Serão distribuídas até 12 bolsas nos setores de artes integradas; artes visuais; audiovisual; música; artes cênicas; literatura; culturas populares; arquitetura; memória; e patrimônio. Os projetos precisam resultar em ações, obras ou processos inéditos para apresentação ou exposição pública.

Serão contemplados trabalhos especificamente destinados à criação em formato textual, como roteiros cinematográficos, textos dramatúrgicos e literários; e reflexões das artes e da cultura. Para esta segunda categoria estão previstas até oito bolsas.

Cada projeto selecionado pela Faperj e a Secretaria de Cultura, em qualquer categoria, receberá uma bolsa mensal de R$ 3.050,00 por 12 meses. É necessário que cada bolsista tenha um orientador, vinculado à uma universidade, para participar do processo seletivo. 

Parceria

“É a primeira vez que a Fundação lança com a Cultura um edital voltado para a pesquisa e experimentação artística onde o bolsista não precisa ter, necessariamente, vínculo com à academia. Estamos ampliando, com essa chamada pública, o espaço de troca de ideias e valorizando processos contemporâneos”, explicou a secretária de Cultura, Eva Doris Rosental.

A diretora de Tecnologia da Faperj, Eliete Bouskela, considera o edital um marco.

“A concessão de bolsas nesta área nos trará novos participantes com ideias, posições e pontos de vista que vão enriquecer o cenário cultural fluminense e nacional”, disse Bouskela.

Fonte: Jornal do Brasil