28/01/2016

Ibict firma cooperação na área de informação de pesquisa com instituição europeia


O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) firmou Memorando de Entendimento com a organização europeia EuroCris, a fim de estabelecer e promover uma parceria estratégica e colaborativa entre as partes. A EuroCris é uma associação sem fins lucrativos sediada em Haia (Holanda), que reúne especialistas em informações de pesquisa em geral e em sistemas de informação de pesquisa – Current Research Information System (Cris), em inglês. Ela conta com mais de 200 membros, principalmente de países pertencentes à União Europeia.

O acordo inicial prevê que as instituições vão trabalhar juntas para: promover a instalação de um sistema CRIS com ótima infraestrutura no Brasil; promover a realização das boas políticas e práticas de informação de pesquisa e, a este respeito, colaborar para influenciar as políticas e os stakeholders responsáveis, tanto em nível nacional quanto internacional; conhecimento e comunicação de atividades, ações e eventos conjuntamente.

"É uma parceria muito importante porque, independentemente de muitas outras que temos na área internacional, essa vai lidar especialmente com um projeto, que é o BR-Cris [P01], que ampliará para o pesquisador e a pesquisa brasileira as possibilidades com relação à visibilidade e à cooperação com outros pesquisadores no mundo. Também nos colocará em um patamar em que, efetivamente, as grandes nações que já têm um trabalho de pesquisa desenvolvido estão", afirmou a diretora do Ibict, Cecília Leite.


Fonte: Ibict