16/01/2016

Trabalho do ICMC recebe menção honrosa em evento de iniciação científica da USP

Elisa Marcatto, que desenvolveu a pesquisa com Bolsa de Iniciação Científica da FAPESP, e seu orientador, Julio Cezar Estrella (foto: ICMC)

Elisa Jorge Marcatto, aluna do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de SãoPaulo (USP), em São Carlos, recebeu menção honrosa pela pesquisa Mecanismos de auditoria aplicados no armazenamento de arquivos multinuvem durante o 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica (SIICUSP), realizado em São Paulo.

Orientado por Julio Cezar Estrella, o projeto foi desenvolvido por Marcattto com Bolsa de Iniciação Científica FAPESP.

Desenvolvido no Laboratório de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente (LaSDPC), a pesquisa tem como coautor Rafael Libardi.

Em seu trabalho, Marcatto propõe um mecanismo de auditoria pública para que o usuário de uma ferramenta de armazenamento em nuvem tenha mais segurança e privacidade dos seus dados. Uma das formas de ter essa garantia é por meio da inspeção e monitoramento das atividades do usuário para que, caso ocorra qualquer violação, ele seja avisado.

Marcatto participará em julho da Jornada Nacional de Iniciação Científica, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Sul da Bahia. Também se candidatará para participar do Undergraduate Research Symposium da Rutgers University, que ocorrerá nos Estados Unidos em abril.

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, com o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação e de outras instituições nacionais e internacionais. 

Por Agência FAPESP